O nicho das startups vem crescendo no Brasil. Já sendo uma realidade no mundo do empreendedorismo, este novo modelo de fazer negócio pode ser a chave para o sucesso.
O que significa ser uma startup?
Ser uma startup significa ter em seu DNA a possibilidade de oferecer um produto ou serviço inovador com uma visão e atuação disruptiva, envolvendo tecnologia e um modelo de negócio que possa atingir um grande número de pessoas em pouco tempo, tudo isso gerando custos mais baixos à empresa.
Com um mundo mais dinâmico, em que há muitas informações sendo disparadas em um curto espaço de tempo, é preciso buscar sempre o novo. São necessários bons assuntos para transformá-los em pautas para a imprensa e garantir a consolidação da imagem e, consequentemente, que o interesse no negócio não seja passageiro.
E qual a importância de uma consultoria?
Uma consultoria especializada em startup é capaz de encontrar os melhores pontos a serem explorados desde a validação do negócio, focando no diferencial da empresa e em como se destacar em meio do mercado – tudo isso a partir de estudos detalhados sobre o senário atual e futuro, segmento, público-alvo, concorrência, estratégias, e ações que possam alavancar aceleradamente a startup.
Uma consultoria de startup ajuda inclusive nas decisões de possíveis buscas ou não de investidores e parceiros para o negócio.
A consultoria tem cuidade extremo com o fracasso das startups. Existem cinco principais motivos responsáveis pelo fracasso de uma startup:
1: IDEIA. Não ser uma solução idealizada que resolva um problema ou corresponde a uma demanda significativa do mercado
2. TIME: Escolha de Sócios que pode estar equivocada ou falta de conhecimento em gestão
3. MODELO DE NEGÓCIO: Startups que não tem um plano de negócio
4. INVESTIMENTO: Má aplicação de capital ou falta de capital
5. TIMELINE: Lançamento muito cedo ou muito tarde
Assim destaque-se a importancia de uma consultoria esteja te suportando nesta jornada, afinal quais os processos que você terá que implantar para suportar sua operação? Qual a estrutura organizacional primária para iniciar atividades? Que tipo de suporte a clientes você tem que implementar?
Conte comigo para te ajudar na estruturação das respostas e de um negócio de sucesso!